A coleção reúne peças produzidas provavelmente entre 1890 a 1980 e exemplificam importantes transformações na história da fotografia. Destaca-se a crescente popularização, como também a profissionalização da fotografia, impulsionada, sobretudo, pelo aperfeiçoamento dos processos produzidos com materiais mais estáveis e sensíveis à luz, bem como o surgimento das câmeras de pequeno formato.
Fotografia Estereoscópica
Este tipo de fotografia surgiu nas três últimas décadas do século XIX, mas parece ser na transição para o século XX, que despontam diversas marcas de câmeras, bem como aparelhos para observação de cópias ou transparências, geralmente utilizados para captar imagens de vistas urbanas e paisagens.
A estereoscopia é um procedimento fotográfico destinado a satisfazer a ilusão de relevo, que somado ao fato da visualização por meio de aparelhos, aproxima-se da experiência do cinema, porém sem o movimento das cenas.
Arroio Dilúvio, Porto Alegre, 1910. Estereograma, diapositivo, em vidro: gelatina/prata, p&b, 10,5x5cm. Coleção Vera Clausmann.
- - -
Maquinas Fotográficas
Por volta de 1890, a empresa Eastman Kodak, lança no mercado a câmera tipo BOX como filme em rolo, carregável à luz do dia. Essa câmera, muito simples de usar, com foco e exposição fixos, permitia o acesso de qualquer pessoa ao ato de fotografar.
Como anunciava a campanha publicitária:
Você aperta o botão e nos fazemos o resto.
Até a década de 1920 muitos fotógrafos profissionais continuavam utilizando equipamentos de grande formato, como as câmeras com fole para negativos de vidro. Com o surgimento das câmeras Leica, são incorporados vários aspectos inovadores ao ato de fotografar: um corpo pequeno e completamente metálico, um mecanismo que fazia avançar o filme e armava o obturador em um só movimento e, o mais importante, a possibilidade de utilizar filme cinematográfico comum. Esses equipamentos de pequeno formato revolucionaram o emprego da fotografia nos meios de comunicação, bem como incentivaram as publicações em revista ilustradas.
Câmera Zeiss Ikon
Câmera Rolleiflex
As câmeras reflex de duas objetivas, ou TLR (Twin Lens Reflex), surgem logo depois, com a famosa marca Rolleiflex. A TLR possui sistemas separados de visão e de tomada da foto e a tela de vidro despolido permite ver com clareza a composição exata da imagem que será fotografada.
O filme formato 120, que produz negativos 6x6cm, possibilita uma qualidade técnica superior, já que, a estrutura do grão é praticamente invisível nas ampliações maiores. Não é de estranhar que seja o formato preferido de muitos fotógrafos de arquitetura, de naturezas-mortas e de outros temas estáticos.
A Rollei e seus sistemas de flash sincronizados, também foi muito utilizada nas reportagens fotográficas, até a sua substituição pelas câmeras com filme 35mm, principalmente a partir dos anos 70.