Se olharmos com atenção veremos que, mais do que prédios, praças e ruas essas fotografias nos mostram o constante processo de transformação da malha urbana e de suas edificações de acordo com as mudanças econômicas e sociais que se estabeleceram entre o fim do século XIX e inicio do XX.
As fotografias do século XIX nos possibilitam voltar ao tempo em e a Cidade apresentava muita influência da arquitetura colonial portuguesa, caracterizada pela “singeleza das fachadas, utilização de telhados com coberturas de telha cerâmica e amplos beirais” (Corona, 1990).
Praça Montevidéu e Rua Sete de Setembro, Década de 1880.
Através a via batizada pelo sugestivo nome de Rua da Ladeira, se chegava à parte alta da Cidade, longe do barulho e da sujeira da parte baixa. Aquele espaço ficou mais restrito ao mundo político, social e religioso.
Localizava-se ali a antiga Casa Bailante, o Theatro São Pedro, a Casa da Câmara, o Palácio do Governo e a Igreja da Matriz, além e residências de importantes lideres políticos que foram se espalhando pela Rua Duque de Caxias.
Palácio Piratini e Igreja Matriz, década de 1880.
Nenhum comentário:
Postar um comentário