Museu da Comunicação FOTOGRAFIA: Equipamentos Fotográficos -->

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Equipamentos Fotográficos



A coleção reúne peças produzidas provavelmente entre 1890 a 1980 e exemplificam importantes transformações na história da fotografia. Destaca-se a crescente popularização, como também a profissionalização da fotografia, impulsionada, sobretudo, pelo aperfeiçoamento dos processos produzidos com materiais mais estáveis e sensíveis à luz, bem como o surgimento das câmeras de pequeno formato.




Fotografia Estereoscópica


Este tipo de fotografia surgiu nas três últimas décadas do século XIX, mas parece ser na transição para o século XX, que despontam diversas marcas de câmeras, bem como aparelhos para observação de cópias ou transparências, geralmente utilizados para captar imagens de vistas urbanas e paisagens.


A estereoscopia é um procedimento fotográfico destinado a satisfazer a ilusão de relevo, que somado ao fato da visualização por meio de aparelhos, aproxima-se da experiência do cinema, porém sem o movimento das cenas.




Arroio Dilúvio, Porto Alegre, 1910. Estereograma, diapositivo, em vidro: gelatina/prata, p&b, 10,5x5cm. Coleção Vera Clausmann.


- - -


Maquinas Fotográficas 

Por volta de 1890, a empresa Eastman Kodak, lança no mercado a câmera tipo BOX como filme em rolo, carregável à luz do dia. Essa câmera, muito simples de usar, com foco e exposição fixos, permitia o acesso de qualquer pessoa ao ato de fotografar.


Como anunciava a campanha publicitária:


Você aperta o botão e nos fazemos o resto.



Até a década de 1920 muitos fotógrafos profissionais continuavam utilizando equipamentos de grande formato, como as câmeras com fole para negativos de vidro. Com o surgimento das câmeras Leica, são incorporados vários aspectos inovadores ao ato de fotografar: um corpo pequeno e completamente metálico, um mecanismo que fazia avançar o filme e armava o obturador em um só movimento e, o mais importante, a possibilidade de utilizar filme cinematográfico comum. Esses equipamentos de pequeno formato revolucionaram o emprego da fotografia nos meios de comunicação, bem como incentivaram as publicações em revista ilustradas.


Foto: Denise Stumvoll







Câmera Zeiss Ikon
 
Fabricada na Alemanha na década de 1920.





Foto: Denise Stumvoll
 






Câmera Rolleiflex
Fabricada na Alemanha, ca.1935 a 1956 Utilizada nas reportagens fotográficas






As câmeras reflex de duas objetivas, ou TLR (Twin Lens Reflex), surgem logo depois, com a famosa marca Rolleiflex. A TLR possui sistemas separados de visão e de tomada da foto e a tela de vidro despolido permite ver com clareza a composição exata da imagem que será fotografada.


O filme formato 120, que produz negativos 6x6cm, possibilita uma qualidade técnica superior, já que, a estrutura do grão é praticamente invisível nas ampliações maiores. Não é de estranhar que seja o formato preferido de muitos fotógrafos de arquitetura, de naturezas-mortas e de outros temas estáticos.


A Rollei e seus sistemas de flash sincronizados, também foi muito utilizada nas reportagens fotográficas, até a sua substituição pelas câmeras com filme 35mm, principalmente a partir dos anos 70.










Nenhum comentário:

Postar um comentário